Novos clientes sempre vão bem, não é? Prospectar clientes é uma preocupação constante na grande maioria das empresas. Como você está lidando com isso no momento? Será que você poderia estar prospectando mais clientes?

Seguindo um bom planejamento e as rotinas corretas, você pode otimizar o processo de prospecção em seu negócio. Confira só 6 dicas para prospectar mais clientes!

1. Conheça o seu mercado

O mercado está em mudança constante. As práticas de compra de 5 anos atrás já não se aplicam mais hoje, e quem não notar isso pode ser deixado para trás. Então procure estar sempre refletindo sobre a situação atual do mercado em que você está inserido.

Veja só um exemplo disso: quando surgiram os primeiros tablets, o foco eram profissionais que utilizam o dispositivo para transportar e acessar dados profissionais de forma rápida e prática. Hoje em dia, grande parte do público consumidor são jovens que utilizam o tablet para comunicação e entretenimento.

2. Defina quem é a sua persona

Uma persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais a respeito do comportamento e das características marcantes dos seus clientes. Para isso, utiliza-se uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

A grande vantagem da utilização de uma persona em vez do público alvo é a humanização do cliente. Enquanto o público alvo delimita alguns fatores, como idade e renda, a persona caracteriza de maneira muito mais detalhada a pessoa com quem você estará se comunicando. Isso fará toda a diferença na hora de estabelecer uma comunicação com o público.

3. Ofereça soluções, e não produtos

Em um trecho do filme “O Lobo de Wall Street” dois personagens são convidados a demonstrar como fariam a venda de uma simples caneta. O primeiro deles começa a descrever a caneta e falar sobre as suas funções. Já o segundo personagem pergunta a um dos amigos “você poderia escrever o seu nome neste papel?”, e seu amigo responde que não, pois não tem uma caneta para escrever.

Você percebe a diferença entre as abordagens? Enquanto o primeiro vendedor oferece um produto, o segundo busca oferecer uma solução para aquele amigo que não possui uma caneta. Mas para isso acontecer, é preciso ressaltar o problema e estimular a necessidade de uma solução.

4. Tenha um planejamento

Sair tentando prospectar qualquer pessoa, em qualquer lugar e de qualquer forma pode até lhe render alguns clientes, mas com certeza os esforços empregados nessa atividades seriam muito mais efetivos se você tivesse um planejamento de ações para otimizar as ações de prospecção.

Ao definir a sua persona você será capaz de direcionar as ações de prospecção para atingir somente o público dos clientes em potencial, já adequando a linguagem e a forma de contato. Através de um bom planejamento a ação de prospectar clientes ficará mais simples e eficaz.

5. Descubra os melhores canais de contato

Quais sãos os hábitos de compra da sua persona? Será que você será notado mais facilmente através de pesquisas na internet, redes sociais, e-mails, cartazes, propagandas na televisão ou pelo boca a boca?

Descobrir quais são os melhores canais de contato com o seu público irá facilitar bastante a sua vida.

6. Utilize o poder de seus clientes

A melhor forma de chamar a atenção de um cliente em potencial é quando alguém de seu círculo de confiança faz a indicação. Imagine que você esteja passando a noite em uma cidade em que nunca esteve e não sabe em que restaurante jantar, mas um grande amigo seu já morou nessa cidade e faz a indicação de uma pizzaria. As chances que você siga a indicação de seu amigo são maiores do que as chances de que siga a indicação do recepcionista do hotel, não é?

Por isso, explore o máximo possível o potencial que seus clientes possuem de atrair mais e mais clientes. Recompense indicações, ofereça pacotes e faça ações que estimulem isso.

Você já utiliza alguma dessas práticas para prospectar clientes? Gostou das dicas apresentadas? Deixe o seu comentário!