A fidelização de clientes é um objetivo muito visado pelas empresas. E não poderia deixar de ser assim, já que um cliente fidelizado costuma comprar mais, ficar satisfeito e recomendar a sua empresa para outras pessoas. Mas será que você está tendo sucesso na fidelização dos seus clientes?

Cada cliente tem um fator decisivo próprio. Para alguns, o mais importante é ser bem atendido. Para outros, é sentir-se especial. Portanto, é preciso estar preparado para agradar e fidelizar a todos. Confira 6 maneiras de fidelizar seu cliente!

1. Estimule uma relação de confiança

Confiança é um atributo muito importante na relação entre empresa e cliente. Quando o consumidor enxerga a empresa não apenas como uma vendedora, mas como uma parceira que está oferecendo uma solução para os seus problemas, ele sente-se mais confortável em suas compras e costuma voltar sempre que preciso.

Se você parar para pensar, deve haver algumas empresas em que você confia e, sempre que necessário, volta até elas. Pode ser a padaria do seu bairro ou o mecânico em que você leva o seu carro. Reflita um pouco sobre os fatores que levam você a voltar a esses lugares e tente aplicar em seu negócio.

2. Conheça o seu cliente

Através do conhecimento profundo sobre quem são os seus clientes será possível direcionar as suas ações para aumentar a fidelização. Saiba por que o cliente está comprando na sua empresa, o que ele mais gosta em seus produtos, o que ele espera de sua empresa e todos os outros fatores que sejam relevantes.

3. Ofereça produtos e serviços de qualidade

Muitas empresas ficam tão atentas a vários fatores que influenciam na decisão de seus clientes que acabam esquecendo do principal: um produto ou serviço de qualidade. Por melhor que seja o seu atendimento, o prazo de entrega ou o ambiente de sua empresa, é pelo produto ou serviço que você está oferecendo que o cliente está indo até você.

Coloque seu produto ou serviço como base para todos os aspectos adicionais. Dessa forma, o cliente receberá aquilo que realmente está procurando e poderá ser surpreendido pelos demais fatores.

4. Preze pela qualidade no atendimento

Você já passou pela situação de chegar a um restaurante e ser mal atendido antes mesmo de fazer o seu pedido? Muitas vezes optamos por procurar outro restaurante apenas por conta disso. Talvez a comida fosse realmente deliciosa, mas o restaurante nunca teve a chance de mostrar isso porque pecou no atendimento.

Quem atende o cliente está representando toda a empresa, portando é essencial que o atendimento realizado seja de boa qualidade. Procure identificar as necessidades do cliente para atendê-las e faça de tudo para que ele saia satisfeito.

5. Vá além

Qual é o diferencial da sua empresa em relação à concorrência? É preciso que você se destaque dos demais. Caso contrário, por que um cliente escolheria a sua empresa em vez das demais no mercado?

No momento em que você vai além das outras empresas, o cliente enxerga valor no seu negócio e se mantém interessado. Esse “ir além” pode ser um produto ou serviço de melhor qualidade, preços menores, atendimento personalizado, ambiente diferenciado, entre vários outros. Basta parar para refletir.

6. Crie estratégias de fidelização

Para aumentar a fidelização de clientes, é bastante indicado criar estratégias que estimulem que o cliente volte à sua empresa. Para isso, você pode optar por um programa de fidelidade ou não.

  • Programa de fidelidade: são aqueles programas no estilo “se você lavar o seu carro dez vezes, ganha uma lavagem grátis” ou que dão pontos que podem ser trocados por produtos após cada compra efetuada. Eles estimulam que o cliente retorne à empresa pois poderão ganhar algo extra.
  • Sem programa de fidelidade: mesmo sem um programa de fidelidade, você pode adotar algumas estratégias que estimulam a volta do cliente. São exemplos disso: oferecer descontos para planos mais longos, oferecer vantagens para quem comprar a nova versão do seu produto, oferecer assistência técnica gratuita e oferecer um bom serviço de pós venda.

 

Você já havia pensado sobre esses aspectos na fidelização de clientes? Gostou do conteúdo apresentado? Deixe o seu comentário!