Não importa o segmento em que você atua e nem se trabalha com produtos ou serviços, certamente você vai precisar de um time de vendas afinado para fazer crescer seu negócio e se dar bem num mercado mega competitivo. Somente com um time de vendas bem estruturado, com perfis certos e cada um sabendo qual seu papel, você terá condições de aumentar vendas e prosperar. Para isso, você terá que enfrentar com dedicação uma série de atividades que veremos em detalhes neste post. Confira!

Para começar, tenha bem claro quais são os seus processos. Isto é super importante para que você possa, a partir dai, escolher as pessoas com o perfil adequado ao tipo de negócio e momento atual. Claro que muitos vão dizer que basta você ter crença total no potencial do serviço ou produto que está oferecendo. E que com suas próprias habilidades em vendas, a conquista de clientes virá de forma natural, como uma consequência garantida. Na verdade, não é bem assim que as coisas acontecem!

É muito bom quando o empreendedor também é um excelente vendedor. Pode até ser uma grande vantagem, mas somente isso não garante nada. Talvez você sozinho seja capaz de atrair os primeiros clientes por força da sua convicção no potencial de seu produto ou serviço e por dominar a arte do convencimento. Porém, este é só o começo. O tempo vai passando e a empresa, para se manter crescendo, precisa de mais e mais clientes. E ai chega a necessidade de montar um time de vendas vencedor.

Mas, afinal, como montar um time de vendas?

1. Oriente e observe de longe!

Não espere que os profissionais que você contratar para seu time de vendas trabalhem do seu jeito. Se afaste do dia a dia dessas pessoas, assim que tiver montado a equipe e traçado os processos necessários para o alcance dos resultados esperados. Cada profissional escolhido a dedo terá sua forma de trabalhar e entregar resultados. Confie no seu time e somente entre em ação quando, por ventura, enxergar algum problema ou erro de estratégia. Neste caso, seja pontual, resolva a questão, dê novas diretrizes e se afaste novamente.

2. Conte com perfis diferenciados

Em um time de vendas afiado e com alta performance, todos têm uma uma definição clara da rota a ser seguida para o alcance das metas. Seu time precisa ter, também, perfis diversos, de forma a atuarem em funções diferentes. São elas: 

Função de hunter: Funcionário com bom relacionamento, adora desafios e é agressivo na linha de frente. Esse tipo de profissional lida bem com clientes em potencial, que ainda precisam ser conquistados. Como o nome em inglês já diz, ele funciona como um “caçador”;

Função de pré-venda: Esse profissional é técnico e conhece todos os fluxos tim tim por tim tim. Sabe quais são, não somente os detalhes técnicos, mas os jurídicos também envolvidos numa venda; 

Farmer: Este vendedor “cuida” da carteira de clientes já conquistados, fidelizando-os. Trabalha mais no longo prazo, fazendo bons negócios importantes para a Empresa. Ele pode nem caçar muito bem, mas sabe cultivar o terreno como ninguém. 

3. Estabeleça planos de compensação adequados

Para cada perfil de vendedor, uma forma de compensação diferente. Para o hunter, pode ser variável conforme as novas contas. Já para o vendedor do pré-venda, a variável pode estar atrelada não à venda total da empresa, já que ele trabalha com mais de um vendedor. E o farmer pode receber por novas vendas e ter um bônus por metas alcançadas. 

4. O ideal é uma estrutura horizontal e flexível

É importante que os vendedores, bem como os líderes de equipes – se for o caso -, estejam distribuídos equilibradamente nos vários canais de vendas da empresa. Não crie muitos níveis hierárquicos já que as equipes devem ser bastante enxutas e dinâmicas, principalmente em tempos de crise como os que vivemos atualmente.

5. Garanta treinamento constante

Sua força de vendas deve ser treinada frequentemente. Isto garante atualização e motivação. Os vendedores precisam saber, inclusive, a vender outros produtos que não da sua carteira. Assim, ele entende melhor o funcionamento do próprio negócio, podendo ser movimentado numa necessidade. Desenvolva essa cultura de flexibilidade para que você possa ter facilidade quando as realocações forem necessárias. 

Pronto para montar um time de vendas incrível? Deixe suas dúvidas e comentários pra gente!