Estamos vivendo em um contexto de mercado em que surgem novas empresas todos os dias. Para cada empresa que fecha as portas, há outras três querendo tomar o seu lugar. Como é possível se diferenciar e sobreviver diante de tantas outras opções? É cada vez mais necessária a habilidade de aliar um bom negócio a uma gestão eficiente.

Imagine só cinco empresas que vendem produtos semelhantes para um mesmo público-alvo. Um ou outro fator irá atrair as pessoas para essas lojas, mas, no fim das contas, o diferencial é como elas administram o negócio. Aquela que souber o seu preço de venda ideal, conhecer a fundo as suas despesas, estudar a melhor forma de tributação e identificar os pontos que podem ser melhorados, com certeza, sairá na frente das demais.

Mas qual é a chave para uma boa gestão? A informação! E é justamente aí que entra a importância do contador e da contabilidade estratégica. Ao contrário da visão ultrapassada que muitos têm em relação ao contador atuando apenas de forma burocrática, esse profissional pode ser um importante aliado para atingir os seus resultados.

Confira nos tópicos a seguir como a contabilidade estratégica pode ajudar na gestão do seu negócio!

1. Integração contábil online

A principal atividade da contabilidade ainda é realizar a escrituração e gerar as demonstrações contábeis. Toda essa operação toma muito tempo, tanto da empresa quanto do contador. É preciso receber, conferir e organizar todos os documentos. Com a possibilidade da integração online entre os dados da empresa e do escritório de contabilidade, todo o processo fica mais simples e ágil. Dessa forma, o contador pode dedicar mais tempo na obtenção de informações úteis para a empresa e você pode ocupar-se apenas com a gestão do negócio.

2. Previsibilidade de lucro e planejamento de despesas

Esqueça as previsões e planejamentos com base no “achismo”. Através da análise dos dados contábeis é possível estabelecer padrões com base nos anos anteriores para prever o lucro do próximo ano e também planejar as despesas – que tendem a ser bem parecidas (com mercadorias, tributos, folhas de pagamento e aluguel, por exemplo). É possível, ainda, levar em conta as variações de acordo com a época do ano.

3. Utilização das informações extraídas da contabilidade

Você pode contar com muitas outras informações extraídas da sua contabilidade. Pense nos seus relatórios contábeis como fotos da sua empresa. Tudo o que você precisa está ali, basta saber procurar. E o profissional da contabilidade sabe descobrir essas informações como ninguém. Você pode descobrir o seu preço de venda ideal, quanto precisa vender por mês para não ter prejuízo, saber tudo sobre o seu fluxo de caixa ou sobre os seus custos e despesas.

4. Projeções para o futuro

O que esperar do futuro da sua empresa? Talvez analisando o seu crescimento dos últimos anos você possa ter uma ideia. Trabalhar com projeções futuras tendo como base dados confiáveis facilita bastante todo o planejamento estratégico. É possível tomar melhores decisões em relação à alocação de recursos e potenciais investimentos.

5. Potencial de consultorias

Se você fica perdido em relação às obrigações e possibilidades tributárias, financeiras e contábeis, saiba que pode contar com uma consultoria contábil. Quem melhor que o seu contador para deixar tudo mais claro? O entendimento dessas questões serão úteis para melhorar ainda mais a sua gestão.

6. Aprendizado sobre gestão e planejamento tributário

Sabemos que as despesas com tributos são bem expressivas no Brasil e qualquer redução pode fazer a diferença, não é? É por isso que a contabilidade estratégica também se preocupa em estudar as melhores opções tributárias para o seu negócio, tentando sempre reduzir os valores pagos. Além disso, conhecer a legislação, saber prazos de pagamento e demais formalidades é essencial.

 

Você já sabia de tudo que a contabilidade estratégica pode fazer pelo seu negócio? Gostou do conteúdo apresentado? Deixe o seu comentário!